O dinamismo dos negócios, a concorrência feroz, a evolução da tecnologia e um mundo cada vez mais interligado fazem com que as empresas mudem seus velhos modos de administrar. Os clientes estão cada vez mais exigentes, querem mais qualidade e menor preço, anseiam por rapidez e comodidade. Estão a exigir da empresa que esta seja cada vez mais flexível, mais adaptada aos interesses do mercado e fundamentalmente mais humana, permitindo assim relacionamentos capazes de levar à satisfação plena de suas necessidades.
Por mais tempo de mercado que uma empresa já tenha, ela precisa ser uma organização que aprende. As grandes corporações, cientes da necessidade de revisão constante de seus caminhos, buscam cada vez mais se posicionar de forma a realizar mudanças e renovação parcial ou mesmo total de seus caminhos. A tradição pode ser uma boa referência, um bom item de currículo empresarial, mas não é mais garantia de sobrevivência e muito menos de sucesso em tempos futuros. É preciso que a direção dos empreendimentos esteja consciente de que somente o marketing e inovação podem garantir novos “verões”.
Há um novo perfil de organização sendo exigido. Estarão atuando fora do contexto as empresas em que apenas algumas pessoas pensam e as outras cumprem algo já determinado. Obtêm maior sucesso aquelas em que todas as pessoas têm plena consciência do caminho que está a seguir. Os resultados se mostram muito superiores quando cada pessoa da empresa atua em sua função específica, mas sabe exatamente a importância da sua atividade para os resultados globais da organização.
Numa empresa inovadora, algumas características podem ser percebidas: os profissionais veem uma vinculação direta entre o que fazem e o produto final oferecido ao mercado; novas ideias são experimentadas a propor mudanças que venham a melhorar os processos; existem muitas oportunidades de aprender novas habilidades e, além do mais, nesse tipo de empresa, dedica-se grande tempo ao aprendizado e à capacitação das equipes, e os gerentes funcionam como facilitadores e motivadores do grupo. Nessa estrutura, existem poucos níveis hierárquicos, o que facilita a comunicação, o relacionamento e o comprometimento de todos.
Vale ressaltar que, isso vale para empresas de diversos segmentos, incluindo também as entidades de classe como associações comerciais. Uma associação comercial é composta por uma equipe de colaboradores, diretoria, gerência, presidente, e claro, empresas associadas. É de fundamental importância que todas as partes envolvidas estejam alinhadas e a equipe da entidade esteja preparada e atualizada para atender a todos os seus associados, de maneira plena e organizada.
Empresas inovadoras estarão sempre caminhando com o marketing, cientes da sua missão de criar e manter clientes. Elas sabem que a hora é de aprender. Que o momento é de de adaptar para conseguir encontrar novos clientes, novos segmentos, desenvolver estratégias diferenciadas de vendas, definir novas formulações de preços e ainda, novas características para os produtos e serviços oferecidos aos clientes. Existe uma tendência das empresas e das pessoas de retrocederem quando não avançam. É como diz Max de Pree: “No final, é importante lembrar que não podemos nos tornar o que devemos ser se continuarmos sendo o que somos”.