O primeiro ano de uma empresa que está entrando no mercado pode ser resumido como o ano da aprendizagem. O empresário convive com a prática do dia-a-dia dos negócios, passando por dificuldades e sucessos que são as grandes lições da escola do mundo dos negócios. Durante os primeiros meses de vida de uma empresa, cometer erros de toda natureza são comuns, devendo ser absorvidos como algo positivo, pois quando minimizados serão as chaves do sucesso do empreendimento nas etapas posteriores. São exatamente nos primeiros 12 meses que a maioria das empresas fracassa. O segredo de sobreviver ao primeiro ano está no ano anterior, que corresponde a etapa na qual o empreendedor realiza a pesquisa de mercado, faz o planejamento e questionamento de seu empreendimento.
Hoje, há disponível no mercado muitas possibilidades de cursos e consultorias, com o objetivo de auxiliar as empresas e até mesmo futuros empreendedores em sua tomada de decisões e como controlar o seu negócio. As associações comerciais, dentre as suas diversas vantagens e benefícios oferecidos para os seus associados, promovem cursos e palestras que irão contribuir para o sucesso das empresas. São cursos voltados para atendimento ao cliente, controle de fluxo de caixa, qualidade dos produtos e serviços prestados, marketing, dentre outros assuntos importantes e cruciais para a sobrevivência e crescimento de uma empresa.
Confira abaixo algumas dicas de ações que você poderá seguir no intuito de assegurar a abertura e crescimento de seu futuro negócio:
- Verifique bem se sua ideia de negócio reflete seus desejos e sonhos, avaliando até que ponto ela é compatível com suas características e comportamentos pessoais. Pesquisas demonstram que um grande número de empresas quebram no início de suas atividades por falta de identificação do empreendedor com o próprio negócio;
- Faça um planejamento de sua empresa, enumerando os pontos positivos e negativos, os concorrentes, os clientes, os fornecedores e os recursos que serão necessários para a sua estruturação no mercado;
- Realize uma pesquisa no mercado, identificando as principais deficiências do ramo de negócios em que você quer atuar. São estas informações que podem estar as grandes oportunidades;
- Receba críticas e sugestões de pessoas a respeito de sua ideia. Se possível, procure uma consultoria por meio da associação comercial de sua cidade, para lhe auxiliar nessa questão;
- Estruture o plano financeiro da empresa e sua reserva pessoal. Jamais misture as finanças de sua empresas com finanças pessoais;
- Aprimore seus conhecimentos. Atualmente, instituições e entidades como associações comerciais oferecem constantemente cursos de capacitação para seus associados;
- Procure aprender com os erros dos outros. Lembre-se que erros e falhas cometidas no mundo dos negócios são fundamentais para ganhar experiência e conquistar novas oportunidades;
- Avalie e questione qual será a sua inovação em relação as empresas já consolidadas no mercado.
Siga estas dicas e procure assessoria profissional em seu município para lhe auxiliar nesta tarefa de abertura de um novo negócio. Torne-se um associado da associação comercial de sua cidade e então você estará obtendo inúmeros benefícios que irão contribuir para a abertura e sucesso de seu empreendimento. Até os seus potenciais funcionários poderão ser encontrados por meio da associação comercial, uma vez que ela poderá disponibilizar o acesso a um completo banco de currículos, contendo diversos profissionais de habilidades e competências específicas.