Pode-se afirmar que, abrir uma empresa ou iniciar um negócio, que é a materialização da vontade de empreender e fazer diferença na sociedade, é um dos temas mais discutidos e relevantes da atualidade. Quando abordamos sobre o tema de abrir um negócio, é importante conhecermos dois mundos. O primeiro, o mundo interior de cada um, tão pouco explorado durante a criação de uma empresa, mas muito importante. Nele estão os alicerces fundamentais para o sucesso do nosso negócio. São nossos sonhos, nossos desejos pessoais, nossas características e comportamentos. É neste mundo que encontraremos a persistência, o entusiasmo, a visão, a criatividade e tantas outras características pessoais fundamentais para o sucesso de um empreendimento.
O outro mundo que estaremos explorando chama-se mercado, bastante conhecido por empreendedores já experientes, mas muitas vezes apresentado de forma bastante superficial aos novos empreendedores. É no mercado que estão as grandes oportunidades de negócios, mas também fatores que podem nos dificultar de empreender, como a concorrência, as barreiras à entrada, a legislação burocrática e tantos outros pontos que podem prejudicar empreendedores iniciantes e até mesmo os mais experientes.
Vamos imaginar uma pessoa que resolveu começar o próprio negócio. Quais seriam seus primeiros passos? Onde ele buscaria ajuda? Que informações ela deveria obter? Bem, essas não são perguntas fáceis de responder, mas vamos apresentar algumas dicas de empreendedores que conseguiram implementar suas ideias. A primeira e mais relevante lição que devemos aprender na criação de uma empresa e na consolidação de um negócio é a de que “não existem receitas, fórmulas ou respostas prontas”, ou seja, quando estamos empreendendo nos lançamos por um caminho incerto. Isso significa que estamos correndo riscos e esses riscos podem ser altos ou baixos, dependendo do preparo e planejamento do candidato a empreender. Logo, antes de se iniciar um empreendimento, é prudente fazer um planejamento que inclua desde os investimentos necessários para iniciar as operações da empresa, passando pelas estratégias de marketing, os recursos humanos, capital de giro e tantos outros aspectos muitas vezes pouco percebidos pelos empreendedores iniciantes.
E por fim, faça a você mesmo a pergunta: por que os consumidores vão preferir comprar meus produtos ou serviços e não os dos concorrente? Ou seja, qual será o seu diferencial? Onde você estará inovando em relação às empresas já estabelecidas no mercado? Para os empreendedores, criar uma empresa representa, antes de tudo, a materialização de um sonho. Por isso, deve ser feita de forma bastante profissional e com os pés no chão, pois a frustração por fracassar num empreendimento pode durar muitos anos. Convidamos você a procurar a associação comercial de sua região para obter um melhor direcionamento sobre como abrir uma empresa de maneira planejada. A associação comercial é uma entidade sem fins lucrativos que ajudam empresários e empreendedores a alavancar os seus negócios. Diversos benefícios são oferecidos para as empresas que se filiam à estas entidades. São produtos e serviços oferecidos com preços diferenciados para associados, tais como: Banco de Currículos, convênios, locação de espaços, entre outros.