Uma das maiores dificuldades encontradas pelos empreendedores para abrir uma empresa é conseguir levantar o capital suficiente para começar o seu projeto. As fontes de financiamento tradicionalmente são as economias pessoais, empréstimos bancários, patrocínios ou empréstimos familiares. Independentemente da fonte de financiamento, o empreendedor deve estar atento ao definir qual a melhor opção de investimento para o seu negócio. Uma boa dica é contar com o apoio da associação comercial de seu município ou região, uma vez que ela constantemente promove cursos e palestras voltadas para empresários e empreendedores. Desta maneira, você estará por dentro das melhores opções de investimento para o empreendimento, bem como seus riscos e benefícios.
Existe uma modalidade de financiamento em empresas ainda pouco conhecida dos empreendedores, mas que vem crescendo significativamente no Brasil: o capital de risco. Trata-se de uma modalidade de investimento na qual uma instituição, empresa ou pessoa aporta recursos em uma ideia ou em uma empresa já estabelecida, em troca de um percentual de participação acionária na mesma. Não se trata de compra de parte da empresa dos sócios, mas de um investimento, pois o capital aportado deve ser obrigatoriamente aplicado na empresa. Ou seja, não são pedidas garantias, ou retornos sobre o investimento com juros e correções.
Caso ocorra o insucesso do negócio, o empreendedor não contrai dívidas sobre o valor investido nem arca com pagamentos de taxas, pois como o próprio nome diz, “capital de risco” pressupõe risco ao investidor. Cabe ressaltar que os investidores de capital de risco direcionam seus recursos a empresas inovadoras que possuam grande potencial de rentabilidade e crescimento no mercado.
Nessa modalidade, existem três tipos de investidores: os investidores anjo, as empresas de capital de risco e os investidores corporativos. Os anjos, também conhecidos como angel investors, são, na maioria das vezes, indivíduos com uma bem-sucedida experiência empreendedora e confortável situação financeira. Eles se dispõem a investir diretamente em empresas inovadoras, que possam se beneficiar de seu capital e de sua comprovada capacidade empreendedora.
As empresas de capital de risco são normalmente constituídas como fundos de investimentos, ficando sob a gestão de profissionais especializados, que possuem o objetivo específico de aglutinar recursos de diversos investidores para serem, subsequentemente, investidos na compra de participação acionária de empresas. Finalmente, os investidores corporativos, normalmente grandes empresas e conglomerados, que realizam investimento em capital de risco com o objetivo específico de alavancar competências ou desenvolver produtos inovadores que possam apresentar complementaridades às suas atuais atividades.
Como mencionamos acima, o caminho indicado para que o empresário possa ser guiado de maneira profissional é buscar a colaboração da associação comercial de seu município. É importante lembrar que, a associação comercial, além de promover diversos treinamentos e cursos voltados para a gestão de empresas, possui também um forte grupo de empresas associadas. Dentre essas empresas, costumam também haver empresas do segmento de consultoria empresarial, que certamente poderão contribuir com dicas e informações para ajudar os empresários a levantar o capital para o seu negócio. O empresário que se torna associado de uma associação comercial terá acesso a inúmeras vantagens e benefícios. Por exemplo, ele terá acesso a produtos e serviços com preços diferenciados. Uma das soluções que geralmente fazem parte deste pacote de benefício é o banco de currículos. Trata-se de uma base de dados organizada e consistente, que irá apresentar informações de candidatos de sua região. Desta maneira, as empresas associados conseguem selecionar os currículos com maior assertividade, tendo em vista que poderá ser feito uma triagem utilizando diversos critérios. A nossa ferramenta ACE Currículos é uma plataforma de banco de currículos desenvolvida exclusivamente para entidades de classe como associação comercial e CDL.