É muito comum nos depararmos no dia-a-dia com a expressão “recrutamento e seleção”. Entretanto, muitas pessoas não conhecem a definição do seu real significado, chegando a pensar que as duas palavras, recrutar e selecionar tratam-se da mesma coisa, o que não é verdade. Por isso preparamos esta postagem para desmistificar de uma vez por todas essa dúvida.
Recrutamento e seleção são dois elementos diferentes. Recrutar é uma coisa e selecionar é outra. Trata-sem de etapas distintas.
O processo inicia-se com o recrutamento, que é comunicar a vaga e atrair pessoas. Em seguida, é realizada a seleção do melhor perfil. De maneira geral, é importante percebermos que são etapas diferentes.
Após o recrutamento de um certo grupo de pessoas, o processo de seleção é realizado, isso por meio de entrevistas com os candidatos, análise de compatibilidade de perfis, entre outros. A partir disso, será possível determinar qual é a pessoa com o perfil mais compatível para o cargo.
O recrutamento pode ser realizado, por exemplo, a partir da comunicação da vaga em uma plataforma de banco de currículos. Desta maneira, todos os candidatos cadastrados neste banco de talentos terão acesso à vaga anunciada, podendo candidatar-se à ela.
Uma vaga pode surgir em uma empresa por diversos motivos, sendo os principais:
- Rotatividade de funcionários, conhecida também como turnover;
- Ampliação das atividades da empresas, podendo ser permanente ou sazonal (por exemplo, durante o Dia das Mães, as empresas costumam contratar mais funcionários, devido ao aumento da demanda).
O recrutamento pode ser interno ou externo. O recrutamento interno significa que os colaboradores dessa organização são comunicados sobre essa vaga. Ou seja, a organização busca talentos dentro de seu próprio quadro de colaboradores.
As vantagens do recrutamento interno são:
- motivação dos funcionários, uma vez que irão se sentir reconhecidos pela organização;
- o processo de contratação é bem mais facilitado e simplificado;
Os pontos negativos do recrutamento interno são:
- A organização se mantem mais conservadora. Como não haverá novos funcionários e sim apenas os próprios colaboradores sendo realocados para outros setores, a organização tende a preservar as mesmas ideias, não renovando a cultura da organização.
O recrutamento externo, por outro lado, significa buscar pessoas que estão fora da organização.
As vantagens do recrutamento externo são:
- Aumento do capital humano, com mais pessoas dentro da organização;
- Aparecimento de novas ideias que acaba renovando a cultura organizacional;
Os pontos negativos do recrutamento externo são:
- desmotivação dos funcionários, uma vez que eles podem entender que a organização não esteja reconhecendo suas competências;
- o processo de contratação é mais caro e demorado;
Já a etapa de seleção significa escolher pessoas, dentre um grupo de candidatos existentes. Seleção é o processo de escolher o melhor candidato para um determinado cargo.
Em um processo de seleção é importante que a empresa conheça:
- as características do cargo;
- tipo de atividade;
- nível de responsabilidade (dever) / autoridade;
- Perfil desejado – quanto melhor for desenhado o perfil, maior a eficiência do processo de seleção.
Confira abaixo algumas técnicas do processo de seleção, que visam não somente compreender aspectos técnicos, mas também aspectos psicológicos de comportamento.
- Testes de conhecimento – usado para medir a proficiência/capacidade do indivíduo para desempenhar determinada tarefas. Esse testes podem ser orais, escritas e realização;
- Testes psicológicos – usado para medir não somente o comportamento, mas também as aptidões do indivíduo. Esse é um dos testes mais aconselhados quando o indivíduo tem pouca experiência;
- Testes de personalidade – usado para testar o equilíbrio emocional do indivíduo, buscando entender quais são os aspectos do seu caráter e temperamento;
- Técnicas de simulação – testes realizados em grupos, usados para perceber os comportamentos dos indivíduos;
- Entrevistas – técnica muito utilizada na primeira fase, para fazer uma triagem inicial, ou numa fase final após a realização de outras técnicas de seleção.
Resumindo:
Recrutar – é divulgar a vaga e atrair pessoas.
Selecionar – é escolher o melhor candidato para aquele cargo.