Entre os pequenos empresários é muito comum escutarmos reclamações sobre seus funcionários. O mesmo se aplica para os colaboradores de uma associação comercial. Baixa produtividade, posturas não condizentes com a ética da instituição, ou mal relacionamento com as empresas associadas são algumas das reclamações apresentadas pelos empreendedores. No dia-a-dia, é comum escutarmos comentários de gerentes e diretores como “A equipe de colaboradores de nossa associação comercial não valoriza o trabalho”. Neste ponto, vamos fazer a seguinte pergunta: Será que os gerentes e diretores valorizam a sua equipe? Ou seja, como os funcionários podem valorizar a instituição em que trabalham se a mesma não os valoriza?
Muitos empreendedores, gerentes e líderes imaginam que os funcionários necessitam apenas de um bom salário para se sentir satisfeitos com o seu trabalho, mas isso não é verdade. Os gerentes de departamentos de recursos humanos ou consultores dessa área sabem que bons salários são apenas um dos quesitos que os colaboradores desejam de seus empregadores. Um bom ambiente de trabalho, valorização das atividades, possibilidades de crescimento pessoal e mais possibilidade de apresentar ideias para o crescimento da empresa são alguns dos “benefícios” que os funcionários gostariam de obter no ambiente de trabalho.
Investir na capacitação dos colaboradores traz uma série de benefícios para a empresa ou instituição, além de melhorar a capacidade de trabalho do colaborador. Muitos treinamentos podem ser computados como salários indiretos para os colaboradores.
Potencializar as competências e qualificações dos funcionários para efetivar tarefas específicas pode ser um grande diferencial na conquista de resultados. É fato que uma boa parte dos profissionais que entram nas empresas possuem apenas uma formação básica como base, sendo necessário capacitar-se na prática para o trabalho. As empresas e instituições deveriam adotar a capacitação de colaboradores como quesito crucial para a integração do profissional e a realidade do negócio. É importante lembrar que um funcionário que recebe a capacitação no início de sua carreira em uma empresa sente-se mais motivado e engajado no seu trabalho.
Empresas e associações comerciais têm adotado uma política de oferecer um espaço na sua gestão para que os funcionários possam dar sugestões para melhoria dos processos, novas ideias de produtos e serviços e possibilidades de reduções de custos. Essa oportunidade é muito valorizada pelos funcionários, pois os mesmos sentem-se parte do processo do negócio.
Valorizar a equipe de trabalho é quesito básico nas empresas e entidades de sucesso. Seja qual for o método de recursos humanos que se opte por seguir, os resultados de um processo de valorização de equipes podem ser medidos pelo desempenho da empresa / associação comercial no mercado. E todo empreendedor deve se lembrar de que o sucesso do negócio está atrelado ao sucesso de sua empresa no mercado, na satisfação dos colaboradores e na realização pessoal do empreendedor com o negócio.
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