No fim do exercício fiscal, as empresas fazem o seu balanço contábil, que é um demonstrativo financeiro para indicar como foram as receitas e despesas durante todo ano, como está seu ativo, passivo, liquidez e tantos outros indicadores que norteiam os empreendedores na condução da empresa no ano seguinte. Até mesmo, entidades sem fins lucrativos, como associação comercial, precisam realizar o balanço anual com o intuito de visualizar de maneira detalhada todas as despesas e receitas – originadas pelas mensalidades dos associados, entre outros serviços.
Na maioria das pequenas empresas, o contador é o responsável pelo balanço contábil no final do ano. De posse de todos os registros contábeis, organiza as informações de forma que o empreendedor possa ter uma espécie de “foto” financeira-contábil de sua empresa. Mas mais do que um balanço anual contábil, é importante que as empresas façam um balanço geral de suas atividades. O fim de ano é o momento certo de avaliar as metas da empresa, rever o planejamento, analisar erros e acertos para então traçar novos objetivos. É importante e muito saudável as festividades e congratulações que ocorrem nas empresas neste período, mas além de festas, o ideal é que possa ser realizada uma pequena parada para planejamento também.
Os empreendedores de sucesso geralmente reservam dois dias para avaliar todo o desempenho da empresa. Nesse momento, cada item do empreendimento deve ser avaliado, desde a estrutura operacional da empresa passando pelas estratégias de atuação. Muitos consultores costumam denominar este período do momento de planejamento estratégico da empresa, o que é certo, mas não completo. O que devemos fazer é planejar estrategicamente e operacionalmente, pois de nada adianta brilhantes planos futuros se a empresa não possui condições operacionais de implementá-los.
Todo o sistema operacional do empreendimento deve ser revisto. Itens como capacidade e número de funcionários, fluxograma de processos internos, registros do recebimento das receitas, atendimento e demandas, controle de custos, tramitação de documentos na empresa e tantos outros fatores que são, na maioria das vezes, o “motor” do negócio, devem ser analisados e, caso seja necessário, redimensionados para o ano seguinte.
Sob o aspecto estratégico, ações como, relacionamento com clientes, posicionamento da empresa no mercado, divulgação da empresa, criação de novas áreas de negócios, conquistas de novos mercados, parceiros, ameaças e oportunidades devem ser pensados e planificados para que o ano seguinte tenha melhores resultados do que o ano que se passa.
Um ponto importante no momento de planejamento é a auto-avaliação de suas ações como empreendedor, refletir quais as características e comportamentos que têm contribuído ou não para sucesso no mundo dos negócios. Acredito que este deva ser o planejamento mais difícil de se realizar, mas também o mais importante, pois ações operacionais ou estratégicos só serão implementadas por pessoas. O empreendedor é a chave do sucesso na empresa, sucesso este que segue a lógica de planejar, agir, monitorar e rever nossas metas empresariais, para garantir um novo ano de sucesso e prosperidade no mundo dos negócios.
Está com dificuldades para gerenciar a sua empresa? As despesas de seu negócio têm aumentado a cada ano? Seus produtos ou serviços não estão tendo saída? Se você respondeu sim para uma dessas perguntas, você deve buscar por uma orientação profissional. Visite a associação comercial de sua cidade e conheça todos os benefícios oferecidos para as empresas. A associação comercial promove diversos tipos de cursos e treinamentos voltados para empreendedorismo, liderança, controle e gestão da empresa. Além disso, outros serviços também costumam ser disponibilizados para associados, como convênios, locação de espaços com preço diferenciado, banco de currículos, entre outros.