As associações comerciais são entidades de classe que visam atuar no apoio dos interesses das empresas situadas em seu município e região, bem como promover o comércio local, por meio da oferta de produtos e serviços que agregam mais valor a todos os seus associados, sejam eles, Pessoa Física, Jurídica ou Profissionais Liberais.
Como exemplo de serviços prestados por uma associação comercial, podemos destacar os cursos e palestras promovidos constantemente para seus associados, e que abrangem diversos temas de interesse comum e importantes para o sucesso das empresas. O banco de currículos é um outro exemplo de sistema para associações – solução oferecida para agregar mais valor aos associados, e trata-se de uma ferramenta completa para administração de pessoal. Por meio deste sistema, as empresas podem acessar um vasto banco de currículos e realizar uma triagem inteligente, em busca do profissional mais qualificado e competente para compor o seu quadro de funcionários.
Existem diversos outros tipos de serviços e produtos oferecidos, podendo variar de uma entidade para outra. Consultas ao SPC, SERASA e venda de Certificados Digitais são geralmente serviços comuns para a maioria das entidades. Algumas associações de maior porte oferecem ainda locação de espaço para eventos, planos de saúde, planos de telefonia, e até mesmo assessoria jurídica e contábil.
Pode-se afirmar que as associações comerciais são responsáveis pela promoção da organização, integração e mobilização da classe empresarial, por meio da manifestação de seus interesses. Esta união entre empresas, juntamente com o apoio da entidade, irá assegurar que tais interesses sejam ouvidos, honrados e atendidos pelas prefeituras e câmaras municipais, dentre outros órgãos públicos e instituições, como também pela própria sociedade.