É muito provável que você já tenha se deparado com a expressão “certificado digital”. Hoje em dia, as associações comerciais oferecem, dentre os seus variados produtos e serviços, a solução Certificado Digital para seus associados. Para quem não sabe, o certificado digital é o recurso que simplifica algumas rotinas do dia-a-dia de uma empresa, sendo obrigatório para muitos setores de atuação.
Entrega de documentos via correio ou pessoalmente, deslocamento para agências bancárias e até mesmo o reconhecimento de firmas, podem ser evitados e trocados por transações realizados via internet, com garantia de autenticidade e proteção de toda troca de informações.
Continue lendo esta postagem e entenda melhor o conceito, objetivo e benefícios da aquisição de um certificado digital para você ou seu negócio.
O que é Certificado Digital?
O certificado digital é uma assinatura que possui validade jurídica e tem por objetivo garantir a proteção de transações eletrônicas e outros serviços online, possibilitando que empresas e pessoas físicas se identifiquem e assinem digitalmente, sendo todo este processo realizado com segurança e rapidez, independente do local que estão situados.
Essa assinatura visa proporcionar maior segurança, confidencialidade, autenticidade e integridade das informações processadas. Pode-se dizer que é um tipo de carteira de identidade virtual que irá garantir a identidade de todas as partes envolvidas.
Qual o objetivo do Certificado Digital?
O Certificado Digital é um mecanismo facilitador para empresários e cidadãos. Entretanto, trata-se de uma exigência para alguns tipos de segmentos de empresas, incluindo aquelas que realizam a emissão de nota fiscal eletrônica e inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido.
Empresas inscritas no simples não são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica, portanto, não necessitam de utilizar certificados digitais.
Atividades ou tipos de transações que podem ser segurados pelo certificado digital:
- Envio de documentos online;
- Efetivação de transações bancárias;
- Assinar digitalmente notas fiscais;
- Realizar login em sistemas online;
- Garantir validade jurídica em documentos eletrônicos;
- Amenizar a burocracia de processos, descartando a necessidade de reconhecimento de firmas;
- Otimização do tempo, uma vez que os serviços são realizados via internet.
Quais são os tipos de certificados digitais existentes?
Existem basicamente dois tipos de certificados: um para pessoa física e outro para pessoa jurídica.
- e-CNPJ: Pode-se dizer que é um tipo de CNPJ virtual, sendo utilizado para emitir nota fiscal eletrônica, transmitir escrituração fiscal digital e obrigações acessórias;
- e-CPF: Também funciona como um CPF virtual e serve para enviar declarações de renda, dentre outros documentos eletrônicos que requerem uma assinatura digital.
Para saber mais detalhes e adquirir o seu certificado digital, procure a associação comercial de sua cidade.
Conheça também a nossa plataforma de banco de talentos para associações comerciais.