Análise Comportamental: o que é e qual a sua função
A plataforma ACE Currículos, que é um sistema de banco de currículos para associação comercial, integra uma ferramenta de análise comportamental, possibilitando que as pessoas cadastradas no banco de talentos da entidade realizem o teste de perfil comportamental de maneira prática e descomplicada. Você já deve ter ouvido falar no termo “Análise Comportamental”, não é? Afinal de contas, você sabe do que se trata esta análise?
A Análise Comportamental se trata da avaliação de alguns comportamentos das pessoas. No entanto, há diversas formas de realizar essa investigação.
Como é realizada uma Análise Comportamental?
A Análise Comportamental geralmente é feita por um profissional habilitado, como psicólogos ou profissionais de coaching. Isso para que os resultados sejam confiáveis.
Em geral, a Análise Comportamental é um processo que se inicia com uma avaliação, abordando questões que permitirão saber os pontos fortes e fracos da pessoa avaliada, assim como virtudes, defeitos, vulnerabilidades, entre outras características. É possível com isso, por exemplo, prever como uma pessoa irá agir diante de uma situação.
A Análise Comportamental é muito empregada quando a pessoa quer melhorar seus pontos fracos na sua vida profissional.
Vale ressaltar que o processo da Análise Comportamental pode ser longo, sendo necessário horas e até mesmo dias. Durante o seu processo são aplicados métodos teóricos e práticos para um resultado mais efetivo e realístico.
Quem realiza a Análise Comportamental?
Quem aplica a Análise Comportamental recebe o nome de Analista Comportamental. Esse profissional é o responsável por aplicar, interpretar os testes e avaliar os resultados obtidos.
Para poder exercer essas atividades, a pessoa deve ter formação superior completa em Psicologia e, de preferência, uma especialização em psicologia voltado a avaliações de perfis e comportamentos.
No entanto, é possível também se tornar um analista comportamental habilitado fazendo um curso de Coaching reconhecido pela Sociedade Brasileira de Coaching e direcionada a testes de Análise Comportamental. Tal curso, em geral, tem duração de 1 ano a 1 ano e meio.
Quais as funções da Análise Comportamental?
Como já mencionado, a Análise Comportamental é bastante usada quando uma pessoa está interessada em melhorar o seu perfil profissional. No entanto, ela pode ser aplicada para fins diversos, como melhorias na vida pessoal, mais habilidade para lidar com problemas, entre outras situações.
De qualquer forma, a Análise Comportamental, nos últimos anos, vem sendo mais usada em ambientes empresariais, corporativos e organizacionais. A aplicação dessa avaliação pode ajudar no processo de seleção de profissionais, reciclagem de equipes, processos de promoção e em casos semelhantes.
Com os resultados da Análise Comportamental é possível traçar o perfil de um profissional. Com isso, se torna muito mais fácil saber quais os pontos melhores daquela pessoa e no que e como ela pode melhorar.
Surgimento da Análise Comportamental
Você pode estar se perguntando como surgiu, então, o processo da Análise Comportamental. Bem, os estudiosos sobre o assunto indicam que esse método deriva da corrente Behaviorista.
Tal doutrina faz referência ao Behaviorismo. Essa doutrina se trata de um método e teoria de investigação psicológica.
Por meio do Behaviorismo é possível examinar de maneira objetiva o comportamento das pessoas. Isso é feito com técnicas específicas que se utiliza de métodos que apontam as reações das pessoas diante de uma situação.
Vale saber que o Behaviorismo (principal base da Análise Comportamental) é uma teoria bem antiga, que emerge no fim do século XIX e no início do século XX – quando se torna uma corrente da psicologia.
É importante levar em consideração, também, o que significa “comportamento” na teoria behaviorista. O comportamento é um conjunto formado pelas ações, pensamentos e palavras de uma pessoa.
Por meio dessa “definição”, a “Análise Comportamental” passa a ser segmentada em 3 partes, que são:
- Empírico. Chamada de análise experimental do comportamento.
- Criação e administração de recursos de intervenção social. Chamada de análise aplicada do comportamento.
- Teórico, histórico e filosófico. Chamado de Behaviorismo Radical.
Assim, se faz necessário a aplicação de testes diverso, para se obter a formação do perfil comportamental de um indivíduo.
Testes da Análise Comportamental
Os testes têm uma importante função de oferecer mais eficácia aos resultados para se traçar um perfil comportamental. Esses testes podem ser teóricos e/ou práticos.
Nas empresas, atualmente, os testes da Análise Comportamental são, em geral, aplicados por meio de questionários. É pelas respostas dos colaboradores de uma organização que é possível que o profissional capacitado perceba as competências de um colaborador.
No entanto, para uma Análise Comportamental realística, é preciso que tal questionário seja respondido com total sinceridade. Por tal motivo, é recomendado que as questões não revelem a identidade de quem as responde.
Tipos de testes e métodos da Análise Comportamental
Além dos questionários, há muitos outros testes e métodos que podem ser aplicados para se chegar aos resultados de uma Análise Comportamental sendo que, os principais deles, são:
- STAR: se trata de uma técnica que o perfil comportamental se baseia em experiências passadas do indivíduo, que indicarão como ele poderá agir no presente ou futuro.
O nome desse teste significa: “S” (situação); “T” (tarefa); “A” (ação); e “R” (resultado).
Esse tipo de teste é comumente aplicado em entrevistas de trabalho. Com ele, a pessoa que recruta faz questionamentos sobre situações e como o candidato agiu perante elas.
Com isso, o recrutador pode saber se o candidato a tal vaga agiu de forma assertiva ou não em situações que poderá vir a enfrentar no futuro posto de trabalho. Caso o indivíduo avaliado deixe de apresentar informações sobre a situação exposta, ele poderá ser considerado inapto para tal vaga.
- DISC: é um método que faz referências a características como: dominância, consciência, influencia, etc. É uma das técnicas mais usadas no mundo todo durante uma Análise Comportamental.
Para entender melhor o método, confira os pilares desse teste e o que ele busca de informações sobre a pessoa avaliada:
- Domínio: possibilita coletar dados do perfil de comportamento do indivíduo em avaliação, como, por exemplo, se ela é alguém dominante ou não (característica importante para cargos de liderança). Também pode mostrar como o avaliado virá a se comportar em situações de conflito ou dificuldade.
- Influência: apresenta detalhes sobre as formas pelas quais o indivíduo se relaciona com outros. Possibilita saber suas habilidades de comunicação e se consegue influenciar pessoas dessa forma.
- Estabilidade: revela como alguém reage a mudanças, como ela vê transformações e o modo que se posiciona em situações como essas.
- Conformidade: possibilita traçar o perfil do indivíduo em relação a seguir normas e regras.
Vale ressaltar que, a plataforma ACE Currículos baseia-se no método DISC para a realização do teste de análise comportamental.
- Dominância Cerebral: teoria usada na Análise Comportamental, que divide o cérebro humano em 4 partes ou quadrantes, sendo eles:
- Superior direito: perfil analítico
- Superior esquerdo: perfil organizador
- Inferior direito: perfil comunicativo
- Inferior esquerdo: perfil inovador
Nesse método, cada indivíduo possui um desses 4 quadrantes como dominante, revelando, assim, o seu comportamento predominante.
- IAC: método que se trata da sigla de Inventário de Aderência Cultural. É uma ferramenta que possibilita diagnosticar perfis por meio de um questionário composto por 84 perguntas.
O resultado desse teste revela se o avaliado possui um perfil dinâmico, subordinado, de líder, entre outros.
- Hogan: método que fora criado pelo psicólogo Robert Hogan. Ele se baseia em avaliar a personalidade de um indivíduo, suas motivações, seus valores, suas crenças, entre outros fatores que determinam como ele age diante de situações variadas.
É um método que vem sendo bastante aplicado pelas empresas para recrutar candidatos, promover colaboradores, mudar pessoas de função ou departamento, entre outras necessidades da organização.
- Profiler: metodologia que surgir do teste DISC (já detalhado anteriormente). É uma técnica usada para definições pontuais de personalidades.
De acordo com os resultados colhidos, o método pode revelar se um indivíduo é:
- Dominante
- Executor
- Influenciador
- Comunicador
- Planejador
- Disciplinado
- Quantum: método que representa, na verdade, uma pesquisa de comportamento, com dados estatísticos, linguísticos e a e hipnose ericksoniana.
Tem como base estudos científicos neurológicos sobre as personalidades dos seres humanos. Esse teste tem algumas vantagens, pois não traça estereótipos dos indivíduos avaliados e, assim, apresenta muito mais opções de tipos de personalidade em relação aos demais testes e métodos.
- Eneagrama: método que avalia como o indivíduo age, pensa e sente. O teste é composto por 9 etapas.
Tais etapas irão revelar o nível de características que a pessoa tem em relação aos perfis: Perfeccionista, Realizador, Doador, Observador, Romântico, Planejador, Observador, Justiceiro, Sonhador e Mediador.
Resultados possíveis de alguns testes de Análise Comportamental
De acordo com o método escolhido para recrutar pessoas, fazer pesquisas de clima organizacional, reciclar os colaboradores e outras ações, a empresa pode obter resultados bem interessantes sobre os profissionais. Dessa forma, se torna muito mais fazer escolhas e mudanças dentro da empresa.
A seguir, verifique alguns traços de personalidade e características que podem ser obtidos, conforme 3 métodos de Análise Comportamental. Vale ressaltar que uma organização pode optar por avaliar indivíduos realizando mais de um método e unificando os resultados e, assim, chegar a uma conclusão mais flexível.
- STAR: Teste Completo (resultado positivo sobre o avaliado), Teste Incompleto (resultado negativo ou neutro sobre o avaliado).
- DISC: Analista, Comunicador, Executor e Planejador.
- Dominância cerebral: Ativo, Comunicativo, Organizado e Idealizador.
Plano para realizar Análise Comportamental
O profissional responsável pela elaboração e aplicação de testes de Análise Comportamental dentro de uma associação comercial, deve seguir um plano para que se justifique a realização de tal análise. Um bom exemplo de planejamento segue os passos descritos a seguir:
- Motivos e Necessidades
- Objetivos
- Ações a serem tomadas mediante aos resultados
Obviamente, cada um dos 3 itens do planejamento deve ser bem esmiuçado.
Situações em que a Análise Comportamental é útil
Como já citado, várias são as situações dentro de uma organização onde a Análise Comportamental pode ser extremamente útil para a tomada de decisões. Algumas dessas situações são:
- Seleção de pessoal: a Análise Comportamental pode ser aplicada em todos os processos para o recrutamento de novos colaboradores. A avaliação permite evitar erros de contratação.
- Recolocação interna: a Análise Comportamental também tem um papel importante em casos onde a empresa quer realocar profissionais. Frente a problemas ou não, traçar um perfil de comportamento de colaboradores ajuda muito a estabelecer alterações assertivas dentro da organização, aumentando a produtividade dos funcionários de forma geral.
- Clima organizacional: a empresa tem excelentes apontamentos sobre como anda a satisfação de seus colaboradores com os resultados de testes e métodos da Análise Comportamental.
- Promoção: é interessante realizar a análise durante o processo de promover colaboradores. Dessa forma, é possível confirmar ou se o profissional está realmente pronto para assumir novas tarefas e desafios.
Além disso, consultorias podem realizar a Análise Comportamental para auxiliar na gestão da carreira de profissionais, em casos como:
- Recolocação no mercado: permite aproximar o profissional de empresas e cargos que mais se aproximam das características da personalidade e do comportamento do avaliado. Com isso, beneficia-se o candidato e o contratante.
- Mudança de carreira: um profissional pode buscar uma consultoria quando deseja dar novos rumos a sua carreira. Nesse caso, é interessante aplicar alguns testes e métodos de Análise Comportamental para indicar quais são as melhores formar desse indivíduo fazer mudanças em sua carreira de forma assertiva e sem que “fuja” completamente de suas competências, como formação e histórico profissional.
Considerações finais sobre a Análise Comportamental
Viu só como a Análise Comportamental é uma ferramenta extremamente útil e até mesmo fundamental para a sua associação comercial e para suas empresas associadas fazerem escolhas ou mudanças certas? Também é importante para profissionais que querem se desenvolver ou mudar de área de atuação, por exemplo.
Além disso, a Análise Comportamental ainda pode ser uma ótima forma de autoconhecimento para cada indivíduo. Ao ter o seu perfil comportamental esclarecido, você pode corrigir falhas, melhorar o seu desempenho em todos os sentidos e continuar com as qualidades que considerar que lhe favorecem.
No entanto, como já citado, testes e métodos devem ser aplicados por profissionais qualificados, assim, como a avaliação dos resultados necessitam desse pessoas com conhecimento na Análise Comportamental, Avaliações equivocadas, em geral, realizadas por profissionais não competentes para avaliar uma pessoa pode terminar em resultados desastrosos- tanto para o avaliado quanto para uma empresa que precisa dessa avaliação para tomar decisões.
Frente a isso, se você quer ter a Análise Comportamental de seus colaboradores ou candidatos para vagas em abertos (no caso de organizações) ou sobre si mesmo, é de extrema importância utilizar ferramentas de testes eficazes, bem como buscar também sempre profissionais com qualificação para avaliar os resultados de tal análise. Como dissemos no início desta postagem, a plataforma de banco de currículos ACE Currículos irá possibilitar que os candidatos cadastrados no banco de talentos da associação comercial realizem o teste de análise comportamental. O teste é baseado na metodologia DISC, composto por 26 questões que irão traçar o perfil do candidato. Ao finalizar o teste, os resultados ficam disponíveis para a equipe da associação comercial, podendo ser utilizado pelo profissional habilitado da entidade, para que realize as análises necessárias.
Se a sua associação comercial ainda não possui uma solução de banco de currículos para as suas empresas associadas, clique aqui para entrar em contato conosco, e solicite mais informações a respeito de nossas soluções. Atendemos entidades de pequeno, médio e grande porte.