Muitas pessoas erram ao pensar que, para criar um bom currículo, é necessário apenas abrir o editor de textos Word e começar a digitar as suas informações, seguindo então a mesma estrutura de dados apresentada no currículo de um primo ou de um amigo. Isso não quer dizer que você deva desconsiderar qualquer modelo de currículo já existente no mercado, entretanto, existem outros critérios a serem levados em conta, tão importantes quanto ao uso de um modelo adequado de currículo. Nessa postagem iremos expor algumas dicas fundamentais que todo o candidato deveria seguir no momento de criar um currículo, uma vez que esse documento poderá agregar mais valor e gerar vantagem competitiva em sua candidatura.
Pesquisas apontam que um empregador leva em média sete segundos para dar uma olhada em um currículo. Com isso, percebe-se a importância de fazer um planejamento das informações a serem listadas no currículo, sendo o mais objetivo e sucinto possível. O candidato que está concorrendo a uma vaga de emprego deve estar sempre ciente de que o currículo será a chamada para a entrevista, tratando-se do início do processo para a tão desejada contratação. Um documento mal elaborado irá automaticamente descartar o candidato, dispensando até mesmo de uma possível entrevista. O candidato precisa adequar o currículo de acordo com a vaga que está em aberto. Por exemplo, se você está concorrendo a uma vaga de mecânico, não deveria incluir no seu currículo informações de cursos realizados na área de mineração. Neste caso, é preciso preparar o currículo para a vaga em questão. Quando o seu currículo é cadastrado em uma plataforma digital, como por exemplo em nosso próprio sistema de banco de currículos para associações comerciais, o currículo poder ser mais genérico, haja vista que, não é possível saber quais as empresas irão procurá-lo.
Quais as informações a serem incluídas em um currículo
Confira abaixo algumas informações para preenchimento de cada etapa de um currículo:
1 – Dados pessoais
Apresente sempre as suas informações pessoais, como nome completo, idade, endereço, estado civil, telefones para contato e e-mail. Não há necessidade de citar o CEP.
2 – Objetivos
Nesta etapa, o candidato deve procurar ser direto e sucinto, mostrando à empresa sobre a a sua posição de interesse. Se houver mais de um objetivo, eles devem ser citados separadamente.
3 – Resumo de Qualificações
Neste espaço, o profissional dever incluir informações positivas e que agreguem valor à sua carreira. O intuito é atrair a atenção do recrutador, conduzindo-o a ler o currículo até o final. Inclua informações relacionadas aos seus conhecimentos, qualificações e habilidades. Não se esqueça de que é apenas um resumo.
4 – Formação acadêmica
Neste tópico, não há necessidade de mencionar todos os graus de escolaridade, e sim o último curso concluído. Pode-se também citar os cursos que realmente sejam um diferencial para a sua candidatura. Exemplo, se você fez duas pós-graduação e um MBA, cite-os. Para a descrição de cada uma das formações, é necessário incluir o nome da instituição, nome do curso, e ano ou previsão para finalização.
5 – Experiência profissional
Cite neste espaço todas as suas experiências profissionais, e de preferência, que tem relação ao cargo concorrido. Se não houver experiências, você ainda poderá mencionar trabalhos realizados em estágios ou na própria instituição de ensino em que fez parte. Inclua também as atribuições dos trabalhos realizados e de suas responsabilidades.
6 – Cursos complementares
Os cursos complementares, também chamados de cursos extracurriculares, possuem geralmente duração curta. Ao citar o nome do curso, é preciso também incluir o nome da instituição, período em que ocorreu o curso e carga horária.
7 – Idiomas
Seja honesto ao citar o seu conhecimento a respeito do idioma inglês ou de qualquer outro idioma estrangeiro. Lembre-se que o recrutador poderá testar as suas habilidades durante a entrevista.
8 – Informática
Você poderá citar seus conhecimentos e habilidades em cada programa. Por exemplo, se você tem habilidades com o editor de textos Word e planilhas Excel, cite-as.
O que não deve ser colocado em um currículo
Lembre-se do que dissemos acima. O empregador não irá querer perder tempo lendo informações desnecessárias. Seja objetivo e direto, e evite as seguinte informações:
- Evite incluir números de documentos;
- Evite pronomes pessoais. Exemplo: Não coloque: “Eu criei um projeto”. Utilize “Criação de projeto”;
- Não inclua informações de cunho negativo. Por exemplo, se você não tiver experiências para incluir no currículo, não cite “Não possuo experiências”. Apenas não informe nada;
- Evite incluir nome de pais, cônjuge e filhos;
- Não há necessidade de incluir referências pessoais;
- Não cite os motivos de saída de empregos anteriores;
- Não cite a pretensão salarial;
- Não precisa assinar o currículo;
Erros de português são totalmente inaceitáveis no currículos. Antes de encaminhá-lo para qualquer empresa, sugerimos que você revise o seu currículo mais de uma vez, para certificar-se de que não há erros de português ou digitação. Se puder, peça para alguém de sua confiança fazer uma leitura dele. Tenha cuidado também com a formatação realizada. Utilize fontes tradicionais, como Arial ou Times New Roman. Seu currículo também não deve ter mais de duas folhas. Tenha sempre uma postura profissional. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Se o seu e-mail é do tipo [email protected] ou [email protected], crie imediatamente um outro com o seu nome. Nunca se esqueça de que cada detalhe é relevante e considerado pelo recrutadores durante o processo de seleção.