A Associação Comercial se trata de uma organização sem fins lucrativos, que está presente em praticamente todos os municípios do país. Cada um deles possui uma Associação Comercial própria.
A Associação Comercial foi criada com objetivo de atender as necessidades de empresas privadas e de empresários, através de prestações de serviços diversos. Além disso, a associação atende empresas de diversos portes e segmentos, contribuindo, assim, com o desenvolvimento econômico regional e de todo o país.
Quais as vantagens de se filiar a uma Associação Comercial?
Empresas e empresários contam com vantagens essenciais para o desenvolvimento de seus negócios ao se filiar à Associação Comercial da região onde se encontra. Algumas dessas vantagens são:
- Panorama do Mercado: a Associação Comercial possibilita que o empresário tenha acesso a dados do mercado e, consequentemente, de seus concorrentes. Com isso, é possível que a empresa associada melhore os seus produtos ou serviços, tornando-se mais competitiva;
- Networking: ser um associado permite aumentar as relações do empresário com outros e com o público consumidor. Parcerias interessantes podem ser criadas ao ser um participante da Associação Comercial;
- Produtos e serviços mais baratos: praticamente todas as unidades da Associação Comercial do país oferecem aos seus associados diversos produtos e serviços úteis às empresas, por valores menores do que se adquiridos por outros canais. Alguns exemplos são: assessoria jurídica, serviços de Recursos Humanos, descontos em equipamentos tecnológicos, banco de currículos, entre outros.
Quais são os produtos e serviços oferecidos pela Associação Comercial?
Os produtos e serviços oferecidos dependem da Associação Comercial a qual uma empresa é associada. No entanto, alguns dos produtos e serviços disponíveis na grande maioria das associações são:
- Assessoria Jurídica;
- Assessoria em Recursos Humanos;
- Antecipação de Recebíveis;
- Certificados Digitais;
- Análise de Crédito Pessoa Jurídica;
- Locação de Espaços para Eventos Empresariais;
- Facilidades de Crédito em Bancos Conveniados;
- Aparelhos de Celulares Corporativos;
- Consultas sobre Empresas e Clientes;
- Palestras, Cursos e Treinamentos;
- Realização de Feiras e Eventos empresariais; entre outros.
E quais são os benefícios oferecidos pela Associação Comercial?
Ao se associar a sua empresa, o empresário tem acesso, tanto para ele quanto para o seu quadro de colaboradores:
- Descontos em planos de saúde;
- Desconto em seguros de vida e outras categorias;
- Descontos variados em diversos estabelecimentos.
Quais segmentos empresarias pode se filiar a uma Associação Comercial?
Praticamente toda empresa que ofereça prestação de serviços ou venda de produtos pode ser uma associada. Confira alguns segmentos que costumam se associar à Associação Comercial:
- Comércio de Atacado e de Varejo;
- Empresas de Prestação de Serviços diversos;
- Salões de Beleza e Estética;
- Restaurantes e estabelecimentos de Alimentação em geral;
- Comércio de Bebidas em geral;
- Prestadores de serviços de comunicação, como produtoras de Vídeos;
- Academias e estabelecimentos voltados ao ensino de Esportes em geral; entre outros.
Missão, Visão e Valores da Associação Comercial
Independentemente da Associação Comercial em questão, a entidade tem como Missão, Visão e Valores:
- Missão: apoiar, facilitar e ajudar a transformar o cenário empresarial e econômico regional de todo o país.
- Visão: com uma forma liberal de atuação, a associação tem como um de seus objetivos a inclusão das empresas no processo de desenvolvimento regional e nacional. Através dessa inclusão, a iniciativa privada se torne mais fortalecida e os empreendedores podem atingir mais facilmente os seus objetivos.
- Valores: toda Associação comercial tem como valor a Credibilidade, a Liderança, a prioridade das Relações, o Incentivo ao Conhecimento, a Ética, a Independência das empresas e a Proatividade.
Causas que a Associação Comercial defende
Além de sua Missão, Visão e Valores, todas as unidades da Associação Comercial defendem e lutam por causas fundamentais para o desenvolvimento das empresas associadas, como:
- Mudanças melhores nas estruturas tributárias do país, com objetivo do declínio de impostos;
- Desburocratização do processo de abertura, de funcionamento e de crescimento das empresas;
- Formalizar empresas que ainda não foram devidamente registradas e cadastradas;
- Informar e capacitar o empresariado;
- Criar uma rede cooperativa entre as empresas associadas;
- Reduzir custos para empreender mais;
- Assistência às empresas.
Existe uma hierarquia dentro da Associação Comercial?
Sim, a Associação Comercial é uma entidade totalmente organizada e estruturada, para prestar atendimento e serviços de qualidade aos seus associados.
Em geral, a maioria das associações possuem a seguinte hierarquia, cujos membros podem ser escolhidos por votação interna ou pelos votos de seus associados. Confira:
- Presidente
- Vice-Presidente
- Diretor
- Vice-Diretor
- Conselho Fiscal
- Conselho Superior
Vale ressaltar que os próprios empresários cujas empresas são associadas podem ocupar cargos na Associação Comercial. Além disso, as unidades da associação garantem total transparência, sendo que os participantes podem ter acesso a toda a contabilidade da instituição.
Eventos realizados pela Associação Comercial
Para maior integração entre as empresas associadas e exposição ao público consumidor, diversas associações comerciais realizam e promovem eventos de negócios abertos ao público. Tais eventos podem ser voltados a um segmento ou a todo o comércio e prestação de serviços em geral.
Um dos exemplos é a famosa feira de exposição e venda de flores – chamada de Liquida Holambra – realizada pela Associação Comercial de Holambra (SP). O evento atrai pessoas de diversos lugares do estado paulista e mesmo do Brasil.
Veja alguns depoimentos de associados que foram expositores nesses eventos organizado e promovido pela Associação Comercial de Holambra, no ano de 2018:
“Superou minhas expectativas. Tudo muito organizado e as vendas foram muito boas. Senti uma união muito boa entre nós comerciantes e isso é muito importante também. Estão todos de parabéns! Já quero participar da próxima Liquida Holambra!” – Léia Maria Rodolfo, Morena Flor Cosméticos.
“A avaliação da feira é totalmente positiva. Superou nossas expectativas. Muito bem organizada e divulgada. Permitiu que nós nos aproximássemos de nossos clientes, que apresentássemos nosso novo produto Impressão de 3D, além de possibilitar a venda de produtos que estavam em nosso estoque” – Rosemeire Aparecida Cancio, Cia da Memória.
Outro exemplo é a Festa do Comércio, realizada pela Associação Comercial de Arcoverde (PE). O evento reúne empresas de todos os segmentos do comércio, que expõem os seus produtos e serviços e o público consumidor.
Para atrair ainda mais visitantes e gerar negócios aos associados expositores, a Associação Comercial de Arcoverde promove shows musicais e outras atividades. A feira, em 2018, completou a sua 55ª edição.
Premiações também estimula a participação do público nas edições da Festa do Comércio de Arcoverde. São oferecidos prêmios em dinheiro para músicos, grupos de dança e outras manifestações culturais e artísticas.
Confira algum dos depoimentos de associados da Associação Comercial de Arcoverde e que participam do evento mencionado e de outros:
“É muito bom poder ser uma associada da Associação Comercial e integrante do Núcleo de Beleza juntamente com outras empresárias. Tenho a oportunidade de participar de vários eventos, cursos, treinamentos e feiras, que são fundamentais para meu setor de atuação, como a Feira do Comércio e o especial do Dia das Mães.” – Zylaynne Mayra, Zylaynne Studio de Beleza.
“Percebi a importância do associativismo nos meus primeiros contatos com a associação. A troca de experiência é a principal vantagem, que pode beneficiar tanto empresas grandes quanto pequenas. Além disso…. passar a nossas experiências e ver que beneficiou outro associado também é muito gratificante.” – Jaime Espósito, Óticas Arcoverde.
“A Associação Comercial de Arcoverde com seu trabalho inovador e dinâmico se torna cada vez mais modelo de sustentabilidade organizacional, oferecendo produtos, serviços e firmando parcerias, sempre com o objetivo de apoiar os empresários no crescimento dos seus negócios, no dia a dia e nos eventos promovidos por ela.” – Wanda Maria Freire Queiroz, franqueada do O Boticário.
Por último, e não menos importante, é a Feira Multissetorial de Santa Bárbara (MG), considerada a maior feira de negócios da região do Médio Piracicaba, atraindo pessoas e empresas de diversas cidades e regiões.
Trabalhos sociais da Associação Comercial
Ao se tornar membro de uma Associação Comercial, a empresa e o empresário ainda têm a oportunidade de divulgar os seus produtos e serviços e enquanto contribuem com projetos sociais. Um exemplo é a Associação Comercial de Belo Horizonte (MG), que promove, há 5 anos, a Feira da Família Caiçara.
Realizada no mês de fevereiro de cada ano, o evento solidário, organizado e promovido pela associação mineira com a participa e auxílio de seus associados, tem o objetivo de entreter e ajudar a população de bairros distantes do centro da capital mineira. Associados do segmento de alimentação e outros expõem os seus produtos e serviços a preços acessíveis e parte da renda arrecada vai para programas de ajuda às famílias carentes dessas regiões mais distantes.
Para atrair maior público, a Feira da Família Caiçara realiza sorteio de prêmios. Também é possível que os visitantes e os associados façam doações de alimentos, itens de higiene pessoal, objetos, brinquedos, roupas e muito mais.
Outra ação com viés social que diversas unidades da Associação Comercial realizam é a divulgação de vagas de emprego gratuitamente. Com isso, a empresa associada e a população local são beneficiadas.
Uma das associações comerciais que oferecem esse tipo de serviço gratuito para contratantes associados e candidatos é a Associação Comercial de Ubatuba (litoral de SP). A empresa associada cadastra a oportunidade em aberto gratuitamente no site da Associação Comercial e os dados para os interessados enviarem os seus currículos ou entrarem em contato. Há oportunidades para empregos efetivos, temporários e estágios.
Como fazer parte da Associação Comercial?
Se você quer que sua empresa obtenha todos os benefícios e vantagens citadas, basta procurar a sede da Associação Comercial do local onde o seu negócio está instalado. Por meio da internet é possível ter acesso aos endereços de Associação Comercial, canais de contato e orientações para fazer o cadastramento.
Seja um empreendedor visionário e realizador, não deixe de associar-se a Associação Comercial!
Há requisitos para se associar?
Sim, existem algumas regras para um empresário associar a sua empresa ou negócio a uma Associação Comercial. As regras podem variar de unidade para unidade, porém, algumas condições costumam ser semelhantes.
As principais regras para ser um filiado de uma Associação Comercial são:
- Ser um estabelecimento comercial privado de produtos ou prestação de serviços;
- Estar com todos os documentos da empresa em dia;
- Pagar a mensalidade da associação (que costuma ser bastante acessível);
- Associar-se na unidade da Associação Comercial que contempla a localização da empresa; entre outras que podem ser diferenciadas de acordo com a sede – conforme mencionado.
Um pouco da História da Associação Comercial
Associações comerciais de todo o país são filiadas à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). As primeiras Associação Comercial foram fundadas nas capitais dos estados da Bahia e do Rio de Janeiro, por volta do ano de 1811, quando ambos os estados ainda eram capitanias de domínio português.
Os ideais da Associação Comercial e os benefícios que ela trazia à economia e ao crescimento da iniciativa privada para o país se perpetuaram. Hoje, há mais de 2.300 unidades da Associação Comercial distribuídas por todo o país, sem contar as sedes menores localizadas em municípios com poucos habitantes e que se mantém vinculada a associações de cidades maiores.
São mais de 2 milhões de associados no país, espalhados pelas 27 federações brasileiras. São empresas privadas que se filiam à Associação Comercial de maneira voluntária, incluindo pessoas físicas (autônomos e profissionais liberais) e pessoas jurídicas dos mais variados setores do comércio e da prestação de serviços.
A CACB fica localizada em Brasília: SCS Quadra 3, Bloco A, Edifício Cacb. O telefone para contato para as associações comerciais e interessados é: (61) 3224-0034.
Dúvida sobre a nomenclatura
Muitas pessoas têm dúvida em relação à nomenclatura da Associação Comercial. Isso porque algumas unidades da Associação Comercial adotam a nomenclatura Associação Comercial e Empresarial. No entanto, não há diferença entre esses dois nomes. ACE trata-se de uma sigla bastante utilizada nos dias atuais, para referir-se à essas entidades.
Manifesto da Associação Comercial
A seguir, confira o manifesto de algumas associações comerciais:
“O espírito empreendedor está em nós e acreditamos que é em conjunto que se alcança mais. Somando forças nós podemos reverter crises, organizar ações e explorar melhor as oportunidades. É por isso que somos associação: para integrar e unir e, assim, representar e desenvolver. Nossa força vem de cada um dos nossos associados, independente de porte ou setor. Ela vem também do compromisso dos nossos colaboradores e voluntários. Com muita ética e transparência, construímos, ajudamos a crescer, representamos, informamos e formamos. Fazemos acontecer.
Temos uma longa história de realizações. Juntos fizemos muito para nossas cidades? e ainda vamos fazer muito mais.
Somos a Associação Comercial e nossa força é ser a alma brasileira, a fonte de inspiração, a voz que representa e luta, justa, livre, que constrói o futuro.
Associação Comercial. Nossa força pode mais!”