Nas escolas de administração e nos cursos de gerenciamento de empresas é oferecido um excelente conteúdo sobre gestão de empreendimentos. Ferramentas como fluxo de caixa, balanço, planejamento estratégico e tantas outras são temas de livros e possuem vasta literatura na área, o que é muito bom para os empreendedores. No entanto, um assunto muito pouco explorado nesses cursos ou livros chama-se oportunidade, ou melhor, como perceber e aproveitar as boas oportunidades.
Só percebemos uma boa oportunidade quando nos deparamos com ela materializada como um empreendimento que gera lucro e satisfação para os donos do negócio. É comum as pessoas fazerem perguntas do tipo “qual o melhor negócio do momento?” ou “me dê uma dica de uma empresa para montar que eu invista pouco, trabalhe pouco e ganhe muito”.
É importante frisar que não existe uma receita pronta, ou seja, não há uma resposta absoluta para as perguntas mencionadas acima. A busca de oportunidades é uma característica muito importante nos empreendedores e será através dela que surgirão as boas possibilidades de criação de empresas.
Mas, onde estão as boas oportunidades então? A resposta está em outra pergunta: quais são e onde estão os problemas? Muitos devem ficar confusos com essa dualidade, mas é isso mesmo, muitas das grandes oportunidades de negócios estão na capacidade de se transformarem problemas em soluções. É desse processo que surgem inúmeras oportunidades para os empreendedores, afinal, quantos problemas estão aí para serem resolvidos e melhorar a vida das pessoas e do país?
Uma outra fonte de boas oportunidades para os empreendedores acontecem durante viagens a passeio ou a trabalho, onde, nas visita a outras cidades, percebem-se algumas empresas e negócios que poderiam ser instalados na cidade de origem. As feiras e congressos são também um ótimo local par a busca de novidades e oportunidades, mas, de todas as opções de busca de boas oportunidades, a mais eficiente para os empreendedores chama-se relacionamentos.
As oportunidades estão à nossa volta o tempo todo. Mas para percebê-las é necessário que se tenha uma visão bastante ampla, curiosidade e desejo de se conhecer coisas novas e diferentes do nosso dia-a-dia.
Na criação de uma empresa, o empreendedor deve estar atento à velocidade com que as oportunidades de mercado acontecem, pois as rápidas mudanças podem abrir ou fechar portas para a nova empresa. Deve ser feita sempre análise criteriosa se realmente estamos diante de uma oportunidade ou de um “canto de sereia”, de uma ilusão que não irá gerar nenhum resultado empresarial. O conhecimento ou estudo sobre busca de oportunidades não está nos livros ou revista, nem em artigos científicos, mas sim na capacidade que os empreendedores têm de enxergar o mundo com uma visão diferenciada, onde problemas e necessidades não atendidas são sempre percebidas como oportunidades para a geração de novos negócios.
Se você está em busca de treinamentos e cursos sobre empreendedorismo, procure a associação comercial de sua cidade. Diversos benefícios e vantagens são oferecidas pelas entidades de classe. Além disso, ao fazer parte de uma associação comercial, você estará também abrindo relacionamentos com outras empresas e até mesmo clientes. O nosso site oferece soluções de banco de currículos para entidades de classe. Acompanhe o nosso site e fique por dentro de todas as nossas postagens sobre empreendedorismo.