Toda empresa ou instituição precisa ter uma proposta clara de atuação. Ao definir seu negócio, uma organização busca deixar claro para si mesma, para o mercado e seus concorrentes qual é o ponto forte de sua atuação e o diferencial que justifica a preferência das pessoas pelos seus produtos ou serviços. Para se obter um posicionamento na mente dos clientes, torna-se fundamental passar uma imagem de equilíbrio e coerência em seus propósitos. Muitas vezes, porém, os revezes do mercado levam diversos empresários a saírem de sua proposta inicial de negócio e buscar segmentos ou áreas de atuação que, sob o seu ponto de vista, darão resultados em menor prazo.
Ao iniciar uma empresa, é importante, após uma definição bem consistente do negócio, buscar identificar qual será o prazo mais provável de retorno daquele investimento. A ausência dessa previsão pode criar uma expectativa falsa de sucesso. Dependendo do segmento, isso pode exigir um tempo maior. Esse fato tem levado várias empresas a abandonar a sua proposta original e apelarem para novos negócios, que muitas vezes não são condizentes com a sua estratégia inicial e que acabam por ferir a sua imagem. Alguns exemplos reais nos ajudam a ilustrar essa realidade.
Um microempresário abriu uma sorveteria. Um ano depois já estava oferecendo, também, frango assado na porta do estabelecimento e vendendo cerveja como forma desesperada de tentar atrair público. Outro exemplo é uma churrascaria que não conseguindo bom movimento, foi acrescentando novas formas de atração. Começou a oferecer comida japonesa, salgados para festas e, ainda, transformou o seu espaço de circulação em salão de dança a partir das nove horas da noite. Vale lembrar que a diversificação exige critérios e um deles é que se tenha o domínio total daquilo que já se faz. Ações como essas podem até gerar algum bom retorno durante um certo tempo. Entretanto, podem decretar também o fim do negócio, pois é o remate de uma personalidade, de uma ideia.
Se você está em busca de suporte ou treinamentos para alavancar o seu negócio, procure a associação comercial ou CDL de sua cidade. As entidades de classe promovem constantemente cursos e treinamentos voltados para diversos assuntos no mundo dos negócios. Além disso, outras soluções de grande valor também são oferecidas pelas associações, como banco de currículos, que facilitam a triagem e contratação de profissionais compatíveis com as características das vagas disponíveis na sua empresa.
Uma estratégia de atuação pode demorar a ser definida, mas, ao ser implantada, torna-se questão fundamental para que a mesma seja trabalhada de forma constante, de modo a alcançar o sucesso esperado. Diversas empresas começam sua atuação oferecendo produtos e serviços sofisticados para um público mais exigente e, depois, vão aos poucos deixando se transformar em empresas populares, o que as leva a ganhar um público novo. Todavia, isso pode condená-las a perder o público original.
Baixar preço para conseguir concorrer melhor tem sido uma tentativa comum utilizada por diversas empresas. É uma saída arriscada, pois em grande parte dos segmentos, o preço não é o maior fator definidor da preferência, e ainda, pode levar à noção de que o produto também já não é o mesmo. É preciso monitorar o mercado, e dar tempo para a semente germinar. Ter o atendimento, a política de relacionamento com clientes, a estratégia de preços, e o mix de produtos tratados de forma consistente é o grande desafio.